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NOTÍCIAS 08/01/2016

RENOVAÇÃO DE CADASTRO –Programa “AQUI TEM FARMACIA POPULAR”

Informamos que a farmácia que teve o deferimento do credenciamento no Programa Farmácia Popular do Brasil - Aqui Tem Farmácia Popular publicado no Diário Oficial da União até o dia 31/12/2015 precisa fazer a renovação do cadastro no período de 04/01/2016 até 29/04/2016.

Para tanto, o responsável legal da farmácia ou usuários autorizados deverão acessar o portal no endereço www.caixa.gov.br/farmaciapopular, acessar o Sistema Farmácia Popular - SIFAP com o Número de Identificação Social - NIS e senha do Cartão do Cidadão cadastrada na agência CAIXA e providenciar a atualização do cadastro no referido portal, tanto da matriz quanto da filial, se for o caso, utilizando na opção "Credenciamento", "Renovar Cadastro".

Quem não possuir o número de identificação necessário ou não está conseguindo acessar o SIFAP, favor dirigir-se até a Agência CAIXA onde se encontra o cadastro da empresa e rever os procedimentos para acesso.

Atentar para atualização dos dados do cadastro da farmácia, principalmente quanto à validade da Certidão Negativa de Débito – CND, somente da matriz, do Alvará/Licença Sanitária (SES/SMS) e do Certificado de Regularidade Técnica do Farmacêutico responsável, tanto matriz como filiais.

Posteriormente, receberá mensagem eletrônica informando a documentação que deverá ser apresentada na Agência CAIXA onde se encontram os documentos apresentados anteriormente, quando do primeiro credenciamento e/ou renovações.

Em caso de dúvidas, o contato deverá ser feito pelos seguintes telefones: 3004-1104, opção 9-2 (capitais) e 0800-7260104, opção 9-2 (demais localidades); ou por intermédio da Agência CEF de relacionamento da empresa.

Fonte: Ministério da Saude

 

 

 

Anvisa suspende lotes de cosméticos irregulares


7 de janeiro de 2016

A Anvisa determinou a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização, divulgação e uso de todos os lotes de Conditioner Anti Friz Favorite Line - Lord Tech Cosméticos; Hidrogel Favorite Prime - Step 2 - Lord Tech Cosméticos; Keratin Hair - Lord Tech Cosméticos e Shampoo Deep-Cleaning Favorite Line – Lord Tech Cosméticos, bem como todos os cosméticos distribuídos por Lord Tech Cosméticos.

Os produtos são fabricados por uma empresa desconhecida e distribuídos por Lord Tech Cosméticos, que não possui Autorização de Funcionamento e está situada em local incerto.

A Anvisa determinou, ainda, a apreensão e inutilização das unidades existentes no mercado.

A medida está na Resolução 57/2016 publicada quinta-feira (07/01), no Diário Oficial da União (DOU).

 

Fonte: ANVISA

 

Anvisa suspende lotes de condicionador fabricados após cancelamento de notificação


7 de janeiro de 2016

A Anvisa determinou a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso de todos os lotes do Condicionador Chá Verde Cabelos Oleosos Nutraactive fabricados após 19 de setembro de 2013. Os produtos são fabricados pela empresa Pétalas Cosméticos Indústria e Comércio LTDA.

A empresa solicitou o cancelamento do processo de notificação do produto em 19 de setembro de 2013. No entanto, laudo da Fundação Ezequiel Dias atestou que o produto foi produzido após esta data, em dezembro de 2013.    

A determinação prevê, ainda, que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado.

A medida está na Resolução 56/2016 publicada quinta-feira (07/01), no Diário Oficial da União (DOU).

 

Fonte: ANVISA

Anvisa suspende lotes de cosmético produzidos antes da concessão de registro


7 de janeiro de 2016

A Anvisa determinou a suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e uso de todos os lotes produzidos antes de 23 de novembro de 2015 da Escova Gradativa Liso Intenso, marca Keramax, fabricada pela empresa Ivel Indústria de Perfumes e Cosméticos Ltda. O registro do produto foi concedido naquela data. No entanto, a formulação já era comercializada, de forma irregular, antes disso. 

A determinação prevê, ainda, que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado.

A medida está na Resolução 3.291/2016 publicada quinta-feira (07/01), no Diário Oficial da União (DOU).

 

Fonte: ANVISA

Anvisa suspende produtos para saúde sem registro


7 de janeiro de 2016

A Anvisa  determinou  a suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e uso de todos os produtos para saúde sem registro ou cadastro fabricados pela empresa HR Instrumental Cirúrgica Importação e Comércio Ltda – ME. A Agência também suspendeu a divulgação no site www.hrinstrumental.com.br.

A medida está na Resolução 3.070/2016 publicada quinta-feira (07/01), no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com a norma, a empresa deverá promover o recolhimento do estoque existente no mercado.

 

Fonte: ANVISA

 

INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS INOVA PARA MANTER AS MARCAS MAIS TRADICIONAIS

Tradicionais fabricantes de cosméticos nacionais perceberam que investir na renovação de marcas é o caminho para não desaparecer. Nomes como Granado, Phebo, Neutrox e Minancora têm na inovação uma das suas principais estratégias para manter participação de mercado.

A centenária Granado conseguiu se modernizar, multiplicou suas linhas e ampliou apelo junto a novos grupos de consumidores. Criada em 1870, a fabricante de cosméticos passou por um processo de modernização no qual uma nova identidade visual foi criada para a empresa.

Há dez anos, ela percebeu que as pessoas compravam os produtos da marca, mas não viam uma identidade comum neles. "A partir dessa avaliação decidimos repaginar as embalagens, para aproveitar melhor esse público fiel que temos", diz a diretora de marketing, Sissi Freeman. A herdeira da Granado acredita que a mudança nas embalagens também ajudou a atrair novos consumidores, mas ressalta a constante preocupação de manter a essência das marcas Granado e Phebo, essa última adquirida pela fabricante em 2004.

"É interessante manter a essência da marca, porque é isso que as torna únicas no mercado, esse é o nosso diferencial", disse a executiva.

Na Flora, dona da marca Neutrox, a estratégia é similar. Mesmo investindo em novas linhas de produto, a fabricante paulista não deixa de lado os produtos tradicionais. Segundo a diretora de marketing da Flora, Lúcia Bittar, a empresa sempre mantém no portfólio itens com a mesma fragrância ou embalagens originais. "É importante ter sempre um ponto em comum, para não perder a conexão com a marca, não queremos perder nossa base consolidada de consumidores no ímpeto de modernizar os produtos", lembra.

Lúcia comenta que, além da Neutrox, a Flora também detém a marca Francis, ambas estão no mercado brasileiro desde a década de 70. "A participação dessas marcas mais antigas com as novas no nosso faturamento total é equilibrada, mas as estratégias de negócio são distintas". Para ela, enquanto a maior vantagem de trabalhar com uma marca tradicional é o público consolidado, nas marcas mais novas a empresa tem mais liberdade para lançar novidades.

Jovens

Para ampliar sua atuação no mercado, a Minancora, outra fabricante tradicional no setor de cosméticos, ampliou uma de suas linhas de produto com foco no público adolescente. "A tradicional pomada Minancora ainda é bem expressiva para as nossas vendas, mas queremos diversificar o portfólio para conquistar outros públicos", afirma a presidente da empresa, Lourdes Doria Duarte. A executiva é da quarta geração da família dona da Minancora, que em maio de 2015 completou 100 anos.

Ela explica que a linha Action, voltada ao tratamento de espinhas - recorrente em adolescentes - já existia. Mas, neste ano, o número de produtos foi ampliado. "Identificamos que muitos adolescentes ligavam na nossa central para tirar dúvidas, então percebemos que o produto chega a essa faixa etária e que havia uma demanda reprimida para o tratamento completo de acne, que incluísse produtos que auxiliam na prevenção", diz.

Com a ampliação da linha, Lourdes espera incrementar os ganhos da Minancora e, gradativamente reduzir a dependência da venda de pomadas, que ainda respondem pela maior parte dos ganhos.

"Estamos estudando também uma parceria com laboratório Catarinense, tradicional aqui em Joinville [SC]. A ideia é que eles entrem na parceria com a produção e nós com a marca Minancora e a proposta de produtos". A Minancora tem hoje duas fábricas, uma para produção de medicamentos e outra para cosméticos, ambas no município de Joinville.

Lourdes conta que o maior desafio, atualmente, é manter a presença no varejo. "Não existe milagre, mesmo com trabalho na mídia por meio do marketing, você não sustenta suas vendas se não souber manter a presença na prateleira", conclui ela.

Licenciamento

Para ampliar os ganhos, algumas fabricantes licenciam suas marcas mais antigas para empresas de outros setores da indústria de consumo. Em 2015, a Granado licenciou sua marca para a calçadista Arezzo.

A Flora ainda não tem o licenciamento como parte de sua estratégia atual, mas não descarta parcerias "Não é o foco hoje, mas pode vir a ser no futuro, pensando no que já acontece em outras empresas. Sabemos que é muito interessante usar a força de uma marca para dar um sobrenome a um outro produto", diz Lúcia.

Na Minancora, futuras parcerias para licenciar a marca estão em fase de estudo. "No momento não temos nenhum acordo fechado, mas isso não significa que não mantemos as portas abertas para esse tipo de negócio", diz a presidente da empresa. A principal exigência da Minancora, para ceder sua marca, explica ela, é o controle sobre a qualidade da produção e do produto final. "É fundamental acompanhar isso, porque eu não posso arriscar a credibilidade da marca, nosso principal diferencial, por falta de cuidado com parcerias", defende Lourdes.

 

Veículo: Jornal DC

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