Faça o seu pedido

NOTÍCIA 27/07/2017

Vacina contra HIV gera reação imune em pacientes de estudo.

26/07/2017 - Folha de S.Paulo

Um estudo em fase preliminar de uma vacina contra o HIV produziu resultados “encorajadores”, segundo os pesquisadores.

Testado em 393 voluntários nos EUA, em Ruanda, na Uganda, África do Sul e Tailândia, o protótipo da vacina provocou uma resposta imune em 100% dos participantes, segundo estudo apresentado na Conferência Internacional de Pesquisa sobre a Aids, em Paris.

A vacina experimental, de “duplo gatilho”, consiste primeiro em despertar o sistema imunológico com um vírus da gripe comum, antes de modificá-lo com uma proteína encontrada no envelope do HIV, provocando uma reação mais forte do corpo.

Em estudos com macacos, a vacina preveniu a infecção em dois terços dos primatas.

Segundo Dan Barouch,um dos autores da pesquisa, até o momento só quatro projetos de vacina chegaram ao estágio de testes clínicos.

Acertar a vacina“será muito difícil”,mas o sucesso“mudaria o cenário”,disse Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID),órgão público americano. “Mesmo com eficácia de 50% a 60%, já veríamos um impacto importante”, afirma.

O HIV infectou 76 milhões de pessoas e causou 35 milhões de mortes desde seu surgimento nos anos 1980. Apesar dos meios de prevenção, 1,8 milhão de novas infecções foram registradas em 2016.

Leia Também